sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fidelidade entre paciente e terapeuta

A Fidelidade é o dever da lealdade e compromisso do fisioterapeuta para com o paciente em atendimento de RPG (Reeducação Postural e Global) e serve como base para a relação entre ambos. A veracidade, isto é, a utilização das verdadeiras e honestas  informações é um dever  prima facie dos profissionais de saúde.

Nessa relação deve existir a confiança que deve ser implantada logo nas primeiras sessões de atendimento. Este vínculo tornará o processo de tratamento eficiente e produtivo chegando ao alívio da dor e/ou correção postural.

A motivação também é parte fundamental deste processo. Entre posturas, controles abdominais,  fortalecimento muscular, o trabalho se completa com a permissão e admissão do contato físico (manobras do RPG) e emocional, fator esse que contribui para o quadro de dor.

Essa tríade paciente+ RPGista+vínculo, constitui a mais doce, tenra e eficiente amizade terapêutica necessária à busca do objetivo determinado por ambos na entrevista inicial.

Assim, o relacionamento entre terapeuta e paciente é extremamente importante para um resultado satisfatório e permanente, inclusive contribuindo nos aspectos emocionais causados pelas limitações da patologia ou da dor.

Andréia Regina Pavanello Garcia - Crefito 12701
Fisioterauta (especialista em RPG) da Freixo Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário